18.10.09

>> cecília meireles e a ilustração.

As ilustrações abaixo são de peter sís. Não encontrei muitas informações sobre suas criações, o site do autor e ilustrador tem alguns links que não funcionam, mas dá para ver alguma coisa. As ilustrações abaixo são do livro madelenka.
Achei bacana, principalmente porque parecem ser livros infantis ligados às cidades.
Lembraram-me de uma ilustração em especial de um livro da cecília meireles que eu adorava ler. Tenho a imagem viva do livro de capa branca. A ilustração era a seguinte: o desenho de um prédio alto onde na cobertura tinham muitas árvores e arbustos, o prédio praticamente cuspia planta lá de cima.
Procurei no google mas não vi a edição que me refiro. Será que a imagem que tenho em minha memória confere com a do livro mesmo
? Putz fiquei curiosa, vou ver se o encontro. Mudei várias vezes de casa desde de pequena e pode ter se perdido. Espero que esteja por aí e não tenha sido comida de traça.

Essas são as ilustrações de peter sís:




E um dos poemas de cecília meireles que chama-se 'ou isto ou aquilo', homônimo do livro:

ou isto ou aquilo
Ou se tem chuva ou não se tem sol,
ou se tem sol ou não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!
quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.

é uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo em dois lugares!

ou guardo dinheiro e não compro doce,
ou compro doce e não guardo dinheiro.
ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo...
e vivo escolhendo o dia inteiro!
não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranqüilo.
mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.

Nenhum comentário: