Excelente animação do projeto de revitalização da high line em nova iorque. O projeto é muito bacana. A high line era uma linha de trem de 2,33 km que foi construida no início dos anos 30 e estava abandonada desde 1980. A comunidade se uniu para que fosse feito algo de útil com a estrutura. E em junho deste ano concluíram a seção 1 do projeto e está aberta a população.
Em são paulo temos o elevado presidente costa e silva. O minhocão, como os paulistanos o chamam, é uma via expressa elevada de 3,4 km e liga a região central à zona oeste da cidade. O projeto, com o objetivo de desafogar o trânsito da área, foi idealizado pelo prefeito josé vicente faria lima durante seu governo [1965-1969]. Foi engavetado por oposição dos técnicos na época que viram os malefícios que uma obra desse tipo traria a cidade. Em 1970 o projeto foi tirado da gaveta por paulo maluf e após 11 meses de obra o minhocão cortava a cidade. Em 1989, uma atitude de extremo bom senso da então prefeita luiza erundina, faz com que o elevado seja interditado das 21h30 às 6h30.
O minhocão é um erro pavoroso. Sua construção modificou drasticamente a vida dos moradores de são paulo, principalmente dos arredores que recebem seus efeitos ao abrirem as suas janelas, já que a via passa a cinco metros dos prédios! os efeitos que constatamos e vivemos hoje são a deterioração da área, a desvalorização dos imóveis e o trânsito pior do que nunca, já que não se pode tratar a cidade sem pensar no todo. Atualmente no elevado costa e silva circulam diariamente 80.000 veículos, o tráfego continua limitado como foi determinado em 1989 e aos domingos e feriados ele é fechado o dia todo. Sempre estão discutindo o que fazer para melhorar a situação. Em 2006 ocorreu o prêmio prestes maia de urbanismo onde o desafio era dar soluções para o minhocão.
Em são paulo temos o elevado presidente costa e silva. O minhocão, como os paulistanos o chamam, é uma via expressa elevada de 3,4 km e liga a região central à zona oeste da cidade. O projeto, com o objetivo de desafogar o trânsito da área, foi idealizado pelo prefeito josé vicente faria lima durante seu governo [1965-1969]. Foi engavetado por oposição dos técnicos na época que viram os malefícios que uma obra desse tipo traria a cidade. Em 1970 o projeto foi tirado da gaveta por paulo maluf e após 11 meses de obra o minhocão cortava a cidade. Em 1989, uma atitude de extremo bom senso da então prefeita luiza erundina, faz com que o elevado seja interditado das 21h30 às 6h30.
O minhocão é um erro pavoroso. Sua construção modificou drasticamente a vida dos moradores de são paulo, principalmente dos arredores que recebem seus efeitos ao abrirem as suas janelas, já que a via passa a cinco metros dos prédios! os efeitos que constatamos e vivemos hoje são a deterioração da área, a desvalorização dos imóveis e o trânsito pior do que nunca, já que não se pode tratar a cidade sem pensar no todo. Atualmente no elevado costa e silva circulam diariamente 80.000 veículos, o tráfego continua limitado como foi determinado em 1989 e aos domingos e feriados ele é fechado o dia todo. Sempre estão discutindo o que fazer para melhorar a situação. Em 2006 ocorreu o prêmio prestes maia de urbanismo onde o desafio era dar soluções para o minhocão.
Um outro exemplo de mudança de função de uma via ocorreu em paris, o promenade plantée também conhecido como coulée verte, que hoje é um parque elevado de 4,5km.
Nenhum comentário:
Postar um comentário