11.4.09

>> 'a não-violência requer muito mais coragem do que a violência.' gandhi

Estava lendo sobre pacifismo esses dias e inicie esse post. Li que os dois princípios básicos seguidos por mohandas karamchand gandhi foram:

>> ahimsa [não-violência]
dizia que só assim o amor pode vencer o ódio e alcançar a paz.


>> satyagraha [a busca da verdade]
resistência por meio da não-violência.
o conceito pode ser associado a: desobediência civil, resistência passiva, força da verdade, protesto não-violento ou ainda a resistência a grande sofrimento pessoal, em prol de fazer o que é certo.

Acabei de lembrar de uma das passagens que mais me empolgou de um livro que li, o 'você não pode ser neutro num trem em movimento' do howard zinn
(L-Dopa Publicações - 2005). Para combater a segregação racial nos estados unidos nos anos 50 e 60 era feito em várias partes do país uma forma de protesto chamado de 'sit-in', uma ação ahimsa [não-violência]. Me lembro de ler e ficar fascinada com essa parte. E muitas vezes era uma ação de apenas 2 ou 3 pessoas, isso para mim é o mais interessante, como a mudança parte da atitude de cada um mesmo. ÀS vezes você vai ver o resultado só lá na frente, pois a não-violência e a busca da verdade exigem paciência e sacrifício pessoal. Não sei se falei alguma besteira, mas é isso.

ía colocar uma foto do gandhi, afinal resolvi escrever o post após ler que ele seguia os princípios hindus ahimsa e satyagraha. Mas, são muitos os pacifistas que existiram e existem.

Nenhum comentário: