14.3.09

>> o osso e a medula.

Não me contive e fiz um CtrlC/CtrlV e colei o texto integral que li no blog do tom zé. As palavras desse homem me emocionaram, mesmo, sem pieguices. Como pode ser tão sensato, direto e ainda terno assim? e esse bom humor com que escreve sem ser chato?!! bendito tom zé, ha! admiração é o que tenho pelo trabalho e as idéias desse artista.

o blog do tom zé.
site com todas as letras e datas de shows do tom zé.
site do filme sobre o homi.


ele escreveu em seu blog no dia 5 de março:

"05/03/2009
PASTORAL OPERÁRIA, ANIVERSÁRIO 2A. FEIRA
SUBTÍTULO: FREI BETTO,

Pois é, não costumo falar de apresentações fechadas, é pedido sempre instado dos organizadores. Mas esta nem será apresentação, lato senso, nem, creio, vai ser tão restrita. Será em São Bernando, segunda-feira agora, dia 9/março. Vou com Frei Betto, quem não conhece deveria. Não bastassem os livros e a intencionalidade límpida dele, é uma criatura cuja presença deveria ser tombada por análogos ao Iphan. Conversamos há uma semana e a casa ficou como se uma reza forte e um incenso leve tivessem fumegado por lá. Nada de sugestão e outros bichos: é uma ocorrência física mesmo.

A conversa dele tem a característica de prender-se com firmeza à realidade, à atuação. Quando Neusa me observou isso, eu disse a ela que ele não seria o que é, se a realidade não fosse sua âncora. Vou ao aniversário de 30 anos da Pastoral Operária em São Bernardo do Campo, participando com algumas músicas, acompanhado pelo Daniel Maia, de minha banda, que é batista, evangélico, menciono en passant. Esses laços e pontes, pudessem eles se estabelecer tododiatododia.

Ouvi menções do estilo de Francisco de Assis e de Tereza d'Ávila (e a escultura de Bernini, hein, uma das mais lindas do mundo?). Ambos reformadores e instauradores. Duma exigência e labuta intransigentes, sem moleza. Volto a Frei Betto, que trabalha por muitos, sempre a serviço do próximo, como seus colegas aqui citados. Estar a serviço do próximo é uma batalha, tem de suar a camisa.

Cheguei a Brasília de ar transparente. Consegui este computadorzinho. Me dei conta de que precisava falar nisso, em Frei Betto, no aniversário da Pastoral. Como disse o poeta, alguém tem de ser o osso e a medula.

Estudando o blog, hein, seus malandros? Vocês são danados! Vi que conseguiram o livro de Tatit, "O Século da Canção". Vamos lá, estamos quase começando essa juntidade de novo. Obrigado.


Tom Zé, que os abraça"


TODODIATODODIA!

2 comentários:

Anônimo disse...

Genial fill someone in on and this post helped me alot in my college assignement. Thanks you for your information.

Anônimo disse...

Well I acquiesce in but I contemplate the post should have more info then it has.